AGRADECIMENTOS
A minha amada filha Isadora e ao meu marido Mauricio pela compreensão e paciência.
Aos meus pais José e Nazarée minhas irmãs Juliana e Claudia pelo apoio, incentivo, tolerância, coragem e força que me deram no decorrer de todo o curso.
A minha orientadora professora Francisdalva de Jesus, pelo encorajamento, estimulo, dedicação e disponibilidade, sempre demonstrando total apoio.
Aos Mestres e Coordenadores que me incentivaram, acreditando em meus potenciais acadêmicos.
Às amigas de sala, Ana Cléia, Laiane,Gelnas, Eva e Simone, que sempre me dedicaram uma amizade sincera e amorosa.
Mas, acima de tudo, agradeço a Deus pela a oportunidade a mim concedida, por me ter dado capacidade e coragem para realização deste trabalho e por ter me presenteado com todas estas pessoas tão especiais.
RESUMO
Este trabalho tem como temática entender o funcionamento do papel do Recursos Humanos no Setor Público. Portanto tem como objetivo identificar o funcionamento do RH no setor público. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi à pesquisa bibliográfica. A administração pública visa a atender ao interesse público e às necessidades sociais, utilizando para isso a estrutura administrativa, de forma direta ou indireta, bem como os meios que a legislação permite. Para cumprir sua função administrativa, visando ao interesse público, o Estado se vale de certas prerrogativas que a lei lhe assegura; entretanto, tais prerrogativas devem ser utilizadas no cumprimento dos fins a que se destinam. Na administração pública, administrar não significa apenas prestar e executar serviços, mas dirigir e governar buscando o bem comum e a satisfação do coletivo. A literatura a respeito de gestão de pessoas na área privada e bastante ampla, no entanto, aquela específica para a Gestão de Recursos Humanos na área pública é escassa e dispersa. Sabe-se que, por muito tempo, a gestão de pessoas no setor público brasileiro se pautou apenas pela realização de atividades operacionais, não existindo diretrizes claras para as políticas de recursos humanos, além de muitos resultados se perderem devido a falta de objetivos, de participação e capacitação, pois a mudança exige grande discussão e elevado nível de comprometimento, nem sempre visto como melhoria.